quarta-feira, 24 de julho de 2013

Curso de Instalações Elétricas



A UNOPAR, em parceria com o setor de Pedagogia do Patronato Penitenciário de Londrina, iniciou no dia 22/07/2013 o Curso de Instalações Elétricas Residenciais para um grupo de beneficiários sentenciados com Medida Educativa entre outras. Este curso tem por objetivo capacitar os beneficiários a resolver pequenos problemas na parte elétrica de uma residência. Com isso muitas situações comuns do dia-a-dia, consideradas até mesmo perigosas, podem ser resolvidas de forma simples e eficaz. Além disso, o curso visa orientar os alunos para os riscos provenientes da energia elétrica, explicando o funcionamento dos equipamentos domésticos. Destacamos também a importância do contato que a comunidade tem com a universidade, podendo usufruir das instalações da instituição e trocar conhecimentos técnicos e práticos. Desta forma, todos podem melhorar a qualidade de vida e as relações humanas com o trabalho em equipe. Nossos agradecimentos aos professores Patrich Dal Magro e Leandro Guerra, da UNOPAR, pelo brilhante trabalho realizado com nossos beneficiários.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Semana Cultural no PLDA



Daniela Paiva e a exposição de fotos

A educação tem o papel de contribuir com o indivíduo na busca de melhores condições e na sua real inserção na sociedade. De acordo com Libâneo, a escola existe para formar sujeitos preparados para sobreviver nesta sociedade, e, para isso, precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal. (LIBÂNEO,2004 ). A educação, a mais decisiva influência construtiva para a autorrealização de um ser humano, abre o caminho para a formação da identidade, para fazer o jovem tornar-se um ser humano pleno, aprendendo a ser, a conviver, a compreender-se e a aceitar o próximo. Em continuidade à Semana Cultural, oferecemos aos nossos beneficiários uma exposição de fotos, da fotógrafa Daniela Paiva. As fotos em questão foram de uma visita de nossos estagiários às unidades penais existentes em Londrina. Também foi lhes oferecido uma belíssima apresentação de Kung Fu ,onde contou-se um pouco dessa cultura milenar, encantando a todos os presente. Foi apresentado pela Escola de Kung Fu  Punhos Unidos.



Curso de Informática Básica



A UNOPAR iniciou esta semana, o Curso de Informática Básica para os beneficiários do Patronato Penitenciário de Londrina. O curso em parceria com o setor de Pedagogia do Patronato e a UNOPAR tem duração de uma semana, teve início segunda feira, dia 15/07/2013 e segue até sexta, 19/07/2013, com a participação dos inscritos. Uma vez mais esta parceria entre UNOPAR / Patronato, visa uma proposta de inclusão e cidadania, dando oportunidade ao mercado de trabalho e a vida em sociedade.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tarde da Beleza - Semana Cultural no PLDA



Todos os homens são universalmente dignos, não há então, de levar em conta as particularidades de cada um. O trabalho pedagógico a ser desenvolvido com indivíduos em conflito com a lei ou em cumprimento de medida socioeducativa exige que o educador se empenhe para propiciar a este indivíduo uma nova compreensão do mundo do trabalho e das relações sociais a que está sujeito. Os profissionais da educação precisam estar comprometidos para assegurar a apropriação das ferramentas culturais. A educação tem o papel de contribuir com o indivíduo na busca de melhores condições e na sua real inserção na sociedade. É preciso uma educação voltada para a humanização do sujeito, ajudando-o a retornar à sociedade de modo digno, sem estigmas, e percebendo-se capaz de transformar-se. Com este pensamento iniciamos nossa Semana Cultural no Patronato Penitenciário de Londrina, com uma “tarde dedicada à beleza”. Recebemos a visita da cabeleireira e esteticista Priscila, que gentilmente ofereceu seus serviços de corte de cabelo e penteados aos nossos beneficiários gratuitamente. Nossos agradecimentos à Priscila por este seu gesto de doação e amor ao próximo.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fiscalização do PLDA


Patronato Penitenciário de Londrina
O Patronato Penitenciário de Londrina tem como missão a execução de estratégias que promovam a inserção social e acesso aos direitos humanos, através da fiscalização e assistência jurídica, social, psicológica, pedagógica e cultural, a pessoas que cumprem penas ou medidas em meio aberto e egressos do sistema penitenciário. No seu cotidiano de trabalho, o PLDA fiscaliza as penas e medidas em meio aberto, os benefícios concedidos aos egressos e as penas como a prestação pecuniária, a prestação de serviço à comunidade, as medidas educativas e a transação penal. À Justiça Federal, as informações sobre a execução da pena são feitas mensalmente, através de ofício. Aos Juizados Especiais Criminais também. À Vara de Execuções Penais – VEP e Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas – VEPMA, os informes são realizados a cada três meses, através de um instrumento próprio chamado ATR – Atestado Trimestral de Regularidade, ou ainda, quando solicitado por essas varas. O aprimoramento na fiscalização das penas impostas pelo poder judiciário, independente de instância, foi uma das prioridades estabelecidas pela a equipe do PLDA no planejamento para o ano de 2013, o que estamos conseguindo cumprir. Entendemos que a fiscalização vai para além da simples conferência das condições impostas na sentença judicial, pois ela deve ser também uma possibilidade respeitosa para com o beneficiário, entendendo-o como sujeito de direitos, com uma série de possibilidades e potencialidades de se organizar e construir novos caminhos em suas vidas.