terça-feira, 21 de maio de 2013

Audiência sobre Segurança Pública





Nos dias 16 e 17 de maio de 2013, no auditório da sede da OAB Londrina aconteceu uma Audiência Pública para discutir a Segurança Pública em Londrina numa parceria com a Comissão Justiça e Paz, Ministério Publico e Ordem dos Advogados do Brasil. A audiência teve um formato diferenciado com a temática sendo dividida em dez blocos, sendo eles: Família e Segurança Pública; Educação, Cultura e Segurança Pública; Criança, Adolescente e Segurança Pública; Mídia e Segurança Pública; Política Econômica e Segurança Pública; Política Urbana e Segurança Pública; Crime Organizado e Segurança Pública; Forças Públicas, Privadas e Segurança Pública; Poder Judiciário e Segurança Pública; e Política Penitenciária e Segurança Pública. Os temas foram discutidos nos dois dias com pronunciamentos pré-agendados de pessoas com notório conhecimento na área, pelo tempo de quinze minutos. Para cada tema, cinco pessoas discorriam sobre o assunto. No final do evento, cinqüenta pessoas falaram sobre a temática e levantaram algumas propostas, que serão analisadas pela Comissão Organizadora para encaminhamentos que se fizerem necessários. A audiência teve uma participação muito significativa com a fala de pessoas de renome, como o da Juíza da VEPMA, Dra. Márcia Guimarães Marques da Costa, diversos Promotores de Justiça, como o Dr. Bruno Galatti. Também contribuíram no encontro o Dr. Alan Henrique Flore – Delegado do GAECO; o Sr. Cláudio Espiga – Conselho Municipal de Segurança; Promotor de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves; Promotora de Justiça Suzana Feitosa de Lacerda; Pe. Rafael Solano; Capitão Nelson Villa Junior – Porta-Voz do 5º Batalhão de Polícia Militar; Patrícia Pedalino – Assessora Especial da Criança e do Adolescente do Município de Londrina; Lenir Cândida de Assis – Vereadora; Leoni Alves Garcia – Pedagoga; Dra. Regiane Rigon - Fórum Desenvolve Londrina; José Roberto Neves - Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná; e muitos outros representantes de diversos setores da comunidade, como as Plolícias Civil e Militar, Agentes Penitenciários, Vereadores, etc. A Diretora do PLDA Cintia Helena e a Assistente Social Cristina Coelho estiveram presentes nos dois dias de Audiência Pública.

Dia do Pedagogo



“Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos, temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar”. 

 Vanessa B. de Carvalho (do blog "O Pensador") 

Parabéns Niely , Karina e Elisa, futuras Pedagogas,
Pelo dia do Pedagogo

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia de Poesia




Fernando Melo

Permeados por nossa campanha Gentileza gera Gentileza, podemos afirmar que TRABALHO GERA TRABALHO. Fruto do empenho de  toda a equipe desta unidade, articulado com o processo de formação profissional de estagiários de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, e afetados pela promoção do debate do Filme Nada a Ver, hoje, pedimos licença poética para reproduzir a poesia Ubuntuzandos, de autoria do estagiário Fernando Melo, que expressou todo o sentimento de trabalho em equipe do PLDA.

 

Ubuntuzandos

 

Se eu sou o que nós somos,
Então teu cheiro já não é mais estranho.
Somos um em tudo e no todo, isto é,  nos erros e ganhos.
E nos conflitos nos agregamos.

 

Acolhemos o que não concordamos.
Somos o preciso, o técnico e o riso.
O profissional, o colega e o amigo.

 

Somos o olhar rico multidisciplinar
No qual cada história de vida, talento e postura
Venho para somar.

 

Se você é o que somos.
Então, relaxe e sorria:
Pois disso nos orgulhamos.

 

Fernando Melo

 

 

Acesse e prestigie o Blog Rascunhando e Ponto Final: O maior erro é não permitir a liberdade dos versos, do nosso Poeta-Estagiário Fernando.

 

 

Encontro de Pedagogos em Curitiba


Pedagogos do DEPEN

No período de 06 a 10/05/2013, o setor de Pedagogia do Patronato Penitenciário de Londrina, esteve em Curitiba participando do Curso Para Formação de Pedagogos do Sistema Penal, na Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH). O evento em questão contou com a participação de Pedagogos da capital e outros municípios paranaenses. Foi ministrado por excelentes profissionais cujo objetivo – educação e qualificação profissional daqueles que se encontram sob a custódia do Estado – promoveram a qualificação, bem como o repasse das normas e diretrizes a serem adotadas nas Unidades Penais. A Educação em Direitos Humanos busca formar uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diferenças e da tolerância. Preocupa-se com a difusão e disseminação do conhecimento que combatam o preconceito, a discriminação e a violência e promovam valores como liberdade, igualdade e justiça.

“A educação é a mais poderosa arma, pela qual se pode mudar o mundo”.  (Nelson Mandela)