quarta-feira, 24 de abril de 2013

PLDA visita a África



A servidora do Patronato Penitenciário de Londrina, Edna Wauters, esteve recentemente em viagem a Cabo Verde, no continente Africano. Com apoio do Itamaraty – Embaixada do Brasil em Praia, na Ilha de Santiago, ela esteve visitando a Cadeia Central da Praia, promovendo assim, um intercâmbio entre o sistema penitenciário brasileiro e o daquele país. Abaixo reproduzimos o relato da visita.

---

A oportunidade da visita à Cadeia Central da Praia foi muito importante para nosso trabalho na execução penal. De modo geral, a estrutura física da unidade não me pareceu ruim, embora não seja uma arquitetura própria ao que se propõe, e estão ainda em construção, conforme informações do Diretor Sr. Emilio Silva. Entretanto, o principal problema identificado foi a ociosidade dos internos, pois, de uma população carcerária de 900 presos, consegue-se manter aproximadamente 100 destes nos diversos canteiros de trabalho (oficina, marcenaria, cozinha, faxina e horta). Os demais ficam em seus alojamentos e apenas saem para o sol por uma hora por dia e à noite para assistir televisão. Isso se dá, além da falta de canteiros de trabalho, também por uma questão de segurança, tendo em vista o reduzido número de funcionários. Pude apresentar alguns projetos desenvolvidos pelo Departamento de Execução Penal do Paraná, em especial do PLDA, no âmbito da reinserção social. Destacamos o Programa SAIBA, desenvolvido para detentos e egressos com envolvimento com drogas. Tal programa recebeu um prêmio no ano passado do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas. O Diretor da Cadeia Central de Praia ficou bastante interessado em saber mais informações. Além disso, mencionou que já havia conversado anteriormente com o Itamaraty sobre a possibilidade de uma visita para conhecer o sistema penitenciário do Brasil. Sugeri que entre em contato com a Embaixada do Brasil e me coloquei à disposição para apresentá-lo para a Secretária de Justiça do Paraná. Foi uma experiência muito interessante.

Um abraço
Edna

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Curso para Instrutores da ESEDH



Futuros Instrutores da ESEDH

Mais uma vez a Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), do Departamento de Execução Penal do Paraná (DEPEN), através de seu Polo de Londrina – PLDA,  realizou curso para servidores do sistema penal,  na sala de multimeios do Patronato Penitenciário de Londrina. Este curso, já em seu segundo Módulo, foi voltado para formação de Instrutores da própria ESDEH, sendo a proposta da atividade formar e dar suporte teórico-metodológico a um grupo de instrutores do quadro de servidores do DEPEN, das unidades de Londrina e Maringá, entre Agentes Penitenciários, Agentes Profissionais e de Execução. O Curso foi realizado nos dia 08, 09 e 10 de abril e teve como professores Adriana Croti (SENAC/Londrina), Kátia Marcos Gomes (KFK Consultores Associados, atual Secretária de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina) e Cintia Helena dos Santos (Psicóloga e Diretora do PLDA).

Coffee Break com os participantes

Curso para Técnico em Transações Imobiliárias



O Patronato Penitenciário de Londrina, em parceria com a Instituição de Ensino Colégio Londrinense Virtual, disponibilizou 03 vagas do curso Técnico em Transações Imobiliárias para os beneficiários do PLDA que já possuíam o Ensino Médio. O curso tem duração de 10 meses, teve início em janeiro de 2013 e segue com a participação efetiva dos inscritos. Esta parceria visa uma proposta de solidariedade e cidadania dando oportunidade ao mercado de trabalho e a vida em sociedade.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Visita Institucional ao SOS



SOS e PLDA

No dia 09/04/2013, a Assistente Social Cristina da Silva Souza Coelho, acompanhada pela estagiária de Serviço Social Erika Vanessa da Silva, realizaram uma visita institucional ao Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS, que atualmente recebe quatro beneficiários da Prestação de Serviço a Comunidade – PSC. O objetivo das visitas institucionais é estreitar as relações de trabalho na rede de serviços e também buscar a renovação do convênio para os próximos dois anos. A visita foi muito produtiva, no sentido de aproximação e troca de informações a respeito dos beneficiários. O SOS solicitou que o PLDA selecione uma pessoa para cumprir a medida aos sábados, na cozinha. Solicitou também que os beneficiários encaminhados levem, na entrevista, um documento com foto e comprovante de endereço, para ficar arquivado na instituição.
Instituição SOS

Exame de Proficiência no PLDA



Beneficiário realizando o exame de proficiência

No mês de março de 2013 foi realizado no Patronato Penitenciário de Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o exame de Proficiência. Seu objetivo  é certificar a conclusão do Ensino Fundamental das Séries Iniciais para jovens e adultos que interromperam os estudos. Nessa oportunidade foram contatados para participar do exame os beneficiários que desejavam concluir o Ensino Fundamental. Foram convidados 06 beneficiários e destes 04 compareceram e 03 foram certificados.